quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O que é Ser um Gestor Ambiental?

O gestor ambiental é o profissional que trabalha com a elaboração de projetos de gestão ambiental que visem a preservação do meio ambiente aliada ao progresso, ou seja, é considerado um administrador do meio ambiente. O profissional promove o desenvolvimento sustentável, projetando a exploração natural por meio de técnicas não poluentes, analisa as condições da região e coordena sua ocupação, tentando ao máximo diminuir os efeitos da poluição e da presença humana. O gestor ambiental também pode participar de projetos de tratamento de dejetos industriais, de armazenamento e de reciclagem do lixo, além de planejar a drenagem da água da chuva. Em lugares já degradados, esse profissional tem o objetivo de tentar recuperar o meio ambiente, e trabalhar junto a educação e conscientização da população.




Ø Principais atividades de um gestor ambiental:

ü         Elaborar, implementar e manter projetos de gestão ambiental;

ü         Aprimorar os sistemas de gestão e administração ambiental já existentes;

ü         Analisar a região e planejar sua ocupação de modo a preservar o meio ambiente;

ü         Elaborar produtos ou serviços ambientalmente compatíveis a realidade da região;

ü         Elaborar o aproveitamento das matérias-primas;

ü         Promover o desenvolvimento sustentável de uma região, planejando a exploração natural de modo a não comprometer o meio ambiente;

ü         Elaborar projetos de tratamento e eliminação de dejetos industriais;

ü         Elaborar a eliminação de dejetos sólidos;

ü         Trabalhar com o armazenamento do lixo e com técnicas de tratamento;

ü         Trabalhar com a reciclagem e processos de reaproveitamento de materiais;

ü         Realizar a medição e a avaliação dos resultados dos projetos implementados;

ü         Elaborar projetos de recuperação e manutenção de áreas degradadas;

ü         Elaborar projetos de drenagem da água da chuva;

ü         Trabalhar com a educação ambiental e com a conscientização da população nesse sentido;

ü         Incentivar o investimento no setor ambiental;

ü         Desenvolver projetos que promovam a sustentabilidade.


Ø Áreas de atuação e especialidades:

ü         Educação: trabalhando com a educação e conscientização da população em escolas e comunidades, mostrando para a sociedade que o desenvolvimento pode ser aliado à preservação da natureza. A sustentabilidade de economia é imprescindível para que os processos de extração naturais continuem.

ü         Extração natural: trabalha junto a processos de retirada de recursos naturais, implantando projetos e técnicas que visem à preservação ambiental e utilizem a matéria-prima da maneira mais consciente possível. Nesse setor, pode trabalhar com empresas públicas ou privadas, promovendo sempre a sustentabilidade das atividades exercidas.

ü         Projetos de gestão e ocupação: trabalha com a análise de uma região e com a elaboração de projetos de ocupação na tentativa de reduzir os danos ambientais.

ü         Fiscalização: trabalha na fiscalização do cumprimento das normas ambientais, e na manutenção de projetos de administração ambiental existentes.

ü         Reversão de danos: trabalha em projetos de reversão dos danos causados e de revitalização do meio ambiente, como despoluição de rios e solos, etc.

ü         Obras: trabalha no acompanhamento de grandes obras o no planejamento de projetos de diminuição dos danos causados por elas, estabelecendo o local mais adequado e as técnicas que devem ser utilizadas. Esses projetos podem ser de ordem pública ou privada, como por exemplo: projetos de construção de hidrelétricas, de transposição de rios, de construção de indústrias, de sistemas de drenagem e irrigação, entre outros.


Ø Mercado de trabalho:

O mercado de trabalho para o profissional dessa área é amplo, principalmente agora, com a preocupação ambiental em primeiro plano, pois a humanidade está tomando a consciência de que a sobrevivência depende de cuidados tomados em relação a isso. Apesar de tudo, o setor ainda deveria ser mais incentivado, pois ainda há muito que fazer nesse sentido. Empresas públicas e privadas investem em projetos de gestão ambiental e de preservação natural, embora ainda não seja o bastante. Os profissionais dessa área são muito requisitados, tanto no setor privado quanto no setor público. ONGS (Organizações não governamentais) ligadas ao meio ambiente também empregam profissionais da área.


Ø Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental:

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem duração de 2 a 4 anos (depende da instituição ofertante, da área em que o curso abrange e de sua grade curricular), podendo o profissional formado atuar em uma série de atividades.

Segundo Pires (2009), "o profissional tecnólogo em gestão ambiental atua no gerenciamento, planejamento, execução e coordenação das atividades ligadas à área ambiental, garantindo a preservação do meio ambiente."


O Tecnólogo em Gestão Ambiental estará apto para atuar na administração pública municipal, estadual e federal, secretarias públicas de planejamento e de meio ambiente, organizações não governamentais, unidades de conservação ambiental, empresas rurais, laboratórios, estações de tratamento, indústrias, empresas privadas, inclusive de assessoria e de consultoria, e entidades afins, exercendo as seguintes funções:

Identificar, caracterizar e correlacionar os sistemas e ecossistemas, os elementos que os compõem e suas respectivas funções. Identificar os parâmetros de qualidade ambiental dos recursos naturais (solo, água e ar). Classificar os recursos naturais (água e solo) segundo seus usos, correlacionando às características físicas e químicas com sua produtividade. Identificar as fontes e o processo de degradação natural de origem química, geológica e biológica e as grandezas envolvidas nesses processos, utilizando métodos de medição e análises propor métodos e tecnologias ambientais a fim de minimizar as fontes e o processo de degradação natural de origem química, geológica e biológica e as grandezas envolvidas nesses processos. Identificar características básicas de atividades de exploração de recursos naturais renováveis e não renováveis que intervêm no meio ambiente e propor soluções mais adequadas. Identificar e caracterizar situações de risco, propor e aplicar métodos de eliminação ou de redução de impactos ambientais. Identificar e correlacionar o conjunto dos aspectos sociais, econômicos, culturais e éticos envolvidos nas questões ambientais. Avaliar as causas e efeitos dos impactos ambientais globais na saúde, no ambiente e na economia. Identificar os processos de intervenção antrópica sobre o meio ambiente e as características das atividades produtivas geradoras de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas. Avaliar os efeitos ambientais causados por resíduos sólidos, poluentes atmosféricos e efluentes líquidos, identificando as consequências sobre a saúde humana e sobre a economia e propor medidas mitigatórias. Aplicar a legislação ambiental local, nacional e internacional. Participar na elaboração de procedimentos de avaliação, estudo e relatório de impacto ambiental (AIA/EIA/RIMA). Planejar, implantar e coordenar sistemas de gestão ambiental em organizações, segundo as normas técnicas em vigor (NBR/ISO 14001). Utilizar sistemas informatizados de gestão ambiental. Interpretar resultados analíticos referentes aos padrões de qualidade de solo, ar, água e da poluição visual e sonora, propondo medidas mitigadoras. Aplicar princípios e utilizar tecnologias de prevenção e correção da poluição. Organizar e atuar em campanhas de mudanças, adaptações culturais e transformações de atitudes e condutas relativas ao meio ambiente. Elaborar propostas de manejo e recuperação de áreas degradadas. Participar na elaboração, implantação e gerenciamento de projetos ambientais. Participar na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias ambientais. Prestar consultorias e assessorias nas áreas supracitadas.

Referências: Pires, Michael (2009). Tecnólogos em Gestão Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário