sábado, 12 de novembro de 2011

A Crise da Água


Alguém já disse que uma das aventuras mais fascinantes é acompanhar o ciclo das águas na Natureza. Suas reservas no planeta são constantes, mas isso não é motivo para desperdiçá-la ou mesmo poluí-la. A água que usamos para os mais variados fins é sempre a mesma, ou seja, ela é responsável pelo funcionamento da grande máquina que é a vida na Terra; sendo tudo isto movido pela energia solar.
Vista do espaço, a Terra parece o Planeta Água, pois esta cobre 75% da superfície terrestre, formando os oceanos, rios, lagos etc. No entanto, somente uma pequenina parte dessa água - da ordem de 113 trilhões de m3 - está à disposição da vida na Terra. Apesar de parecer um número muito grande, a Terra corre o risco de não mais dispor de água limpa, o que em última análise significa que a grande máquina viva pode parar.




A poluição da água indica que um ou mais de seus usos foram prejudicados, podendo atingir o homem de forma direta, pois ela é usada por este para ser bebida, para tomar banho, para lavar roupas e utensílios e, principalmente, para sua alimentação e dos animais domésticos. Além disso, abastece nossas cidades, sendo também utilizada nas indústrias e na irrigação de plantações. Por isso, a água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar isenta de microorganismos patogênicos, o que é conseguido através do seu tratamento, desde da retirada dos rios até a chegada nas residências urbanas ou rurais. 


Sobre a contaminação agrícola temos, no primeiro caso, os resíduos do uso de agrotóxicos (comum na agropecuária), que provêm de uma prática muitas vezes desnecessária ou intensiva nos campos, enviando grandes quantidades de substâncias tóxicas para os rios através das chuvas, o mesmo ocorrendo com a eliminação do esterco de animais criados em pastagens. No segundo caso, há o uso de adubos, muitas vezes exagerado, que acabam por ser carregados pelas chuvas aos rios locais, acarretando o aumento de nutrientes nestes pontos; isso propicia a ocorrência de uma explosão de bactérias decompositoras que consomem oxigênio, contribuindo ainda para diminuir a concentração do mesmo na água, produzindo sulfeto de hidrogênio, um gás de cheiro muito forte que, em grandes quantidades, é tóxico. Isso também afetaria as formas superiores de vida animal e vegetal, que utilizam o oxigênio na respiração, além das bactérias aeróbicas, que seriam impedidas de decompor a matéria orgânica sem deixar odores nocivos através do consumo de oxigênio.
Os resíduos gerados pelas indústrias, cidades e atividades agrícolas são sólidos ou líquidos, tendo um potencial de poluição muito grande. Os resíduos gerados pelas cidades, como lixo, entulhos e produtos tóxicos são carreados para os rios com a ajuda das chuvas. Os resíduos líquidos carregam poluentes orgânicos (que são mais fáceis de ser controlados do que os inorgânicos, quando em pequena quantidade). As indústrias produzem grande quantidade de resíduos em seus processos, sendo uma parte retida pelas instalações de tratamento da própria indústria, que retêm tanto resíduos sólidos quanto líquidos, e a outra parte despejada no ambiente. No processo de tratamento dos resíduos também é produzido outro resíduo chamado "chorume", líquido que precisa novamente de tratamento e controle. As cidades podem ser ainda poluídas pelas enxurradas, pelo lixo e pelo esgoto.


Enfim, a poluição das águas pode aparecer de vários modos, incluindo a poluição térmica, que é a descarga de efluentes a altas temperaturas, poluição física, que é a descarga de material em suspensão, poluição biológica, que é a descarga de bactérias patogênicas e vírus, e poluição química, que pode ocorrer por deficiência de oxigênio, toxidez e eutrofização .


A poluição de águas nos países ricos é resultado da maneira como a sociedade consumista está organizada para produzir e desfrutar de sua riqueza, progresso material e bem-estar. Já nos países pobres, a poluição é resultado da pobreza e da ausência de educação de seus habitantes, que, assim, não têm base para exigir os seus direitos de cidadãos, o que só tende a prejudicá-los, pois esta omissão na reivindicação de seus direitos leva à impunidade às indústrias, que poluem cada vez mais, e aos governantes, que também se aproveitam da ausência da educação do povo e, em geral, fecham os olhos para a questão, como se tal poluição não atingisse também a eles. A Educação Ambiental vem justamente resgatar a cidadania para que o povo tome consciência da necessidade da preservação do meio ambiente, que influi diretamente na manutenção da sua qualidade de vida.
Dentro desse contexto, uma grande parcela da contenção da "saúde das águas" cabe a nós, brasileiros, pois se a Terra parece o Planeta Água, o Brasil poderia ser considerado sua capital, já que é dotado de uma extensa rede de rios, e privilegiado por um clima excepcional, que assegura chuvas abundantes e regulares em quase todo seu território.


O Brasil dispõe de 12% de toda a água doce existente no mundo, ou seja, dos 113 trilhões de m3 disponíveis para a vida terrestre.
A distribuição espacial dos recursos hídricos brasileiros não coincide com as demandas da população. A região Norte, com apenas 7% da população brasileira, reúne 68% da água doce do país na bacia amazônica. O Nordeste, com 29% da população tem apenas 3% da água doce. No Sudeste, a situação é ainda pior: 43% da população e menos de 6% da água doce de superfície.

Em algumas regiões metropolitanas, o problema é agravado pela poluição industrial e urbana das águas. Também nos pólos agroindustriais, a poluição dos recursos hídricos tem sido significativa.

Não podemos nos esquecer ainda do semi-árido brasileiro, bastante afetado pela distribuição hídrica, onde os índices pluviométricos não ultrapassam os 800 milímetros anuais e, onde vivem mais de 19 milhões de pessoas e se concentra o maior contingentes de pobres do território nacional.

O território nacional encontra-se dividido em 12 Regiões Hidrográficas:





Quanto melhor é a água de um rio, ou seja, quanto mais esforços forem feitos no sentido de que ela seja preservada (tendo como instrumento principal de conscientização da população a Educação Ambiental), melhor e mais barato será o tratamento desta e, com isso, a população só terá a ganhar. Mas parece que a preocupação dos técnicos em geral é sofisticar cada vez mais os tratamentos de água, ao invés de se aterem mais à preservação dos mananciais, de onde é retirada água pura. Este é o raciocínio - mais irracional - de que a técnica pode fazer tudo. Técnicas sofisticadíssimas estão sendo desenvolvidas para permitir a reutilização da água no abastecimento público, não percebendo que a ingestão de um líquido tratado com tal grau de sofisticação pode ser tudo, menos o alimento vital do qual o ser humano necessita. Ou seja, de que adianta o progresso se não há qualidade de vida? A única medida mitigadora possível para este problema, na situação grave em que o consumo da água se encontra, foi misturar e fornecer à população uma água de boa procedência com outra de procedência pior, cuidadosamente tratada e controlada. Vejam a que ponto tivemos que chegar.
Portanto, a meta imediata é preservar os poucos mananciais intactos que ainda restam para que o homem possa dispor de um reservatório de água potável para que possa sobreviver nos próximos milênios.

Talvez se surpreenda ao saber que a indústria, embora responsável por alguma poluição, não é considerada a maior culpada. É relativamente fácil legislar de modo a que a indústria seja forçada a reduzir os consumos de água, a melhorar a eficiência e a reduzir a poluição. Os maiores problemas são causados pelo uso de fertilizantes, adubos, pesticidas e biocidas na agricultura intensiva, e pelos vazamentos para o subsolo de tanques usados para a armazenagem de óleos para aquecimento. Como a água entra em contacto com essas substâncias, leva-as para os rios e, daí, para o mar. Os nutrientes, principalmente provenientes de fertilizantes e escoamento da agricultura (adubos de animais), também são poluentes. Além disso, quando as algas se decompõem eles usam todo o oxigênio da água. Como resultado, os peixes começam a morrer e as plantas sufocam. Grandes quantidades de algas no mar também tornam as praias desagradáveis para os turistas. Nos últimos anos tem sido esse o principal problema para os países do Mediterrâneo.




O oceano Pacífico cobre metade do globo - uma área de tamanho suficiente para conter todos os continentes. De fato, 75% do mundo coberto por água; embora chamemos ao nosso planeta "Terra", talvez devêssemos, na realidade, chamá -lo de "água"! A maioria da água presente na Terra salgada. Somente 3% água doce e parte dela encontra-se nas montanhas e nos icebergs. A água essencial para a sobrevivência dos seres vivos, mas há uma quantidade relativamente pequena a ser dividida entre todos, o que a torna muito preciosa. Precisamos de dar maior atenção a esse recurso tão valioso. Cuidar da nossa água foi sempre o aspecto mais importante da política ambiental da União Européia.


Mesmo assim, durante milênios a água foi considerada um recurso infinito.
A generosidade da natureza fazia crer em inesgotáveis mananciais, abundantes e renováveis. Hoje, o mau uso, aliado à crescente demanda pelo recurso, vem preocupando especialistas e autoridades no assunto, pelo evidente decréscimo da disponibilidade de água limpa em todo o planeta.
Recurso natural de valor econômico, estratégico e social, essencial à existência e bem estar do homem e à manutenção dos ecossistemas do planeta, a água é um bem comum a toda a humanidade.




Um processo natural chamado o ciclo da água une todas as águas de nosso planeta.


A quantidade de água existente na Terra é imutável no tempo, se considerada em conjunto.
Ela varia nas diversas porções em que se apresenta, quer constituindo os oceanos, mares, rios e lagos, quer os lençóis subterrâneos e o vapor da atmosfera.
Essa variação resulta de sua passagem de um para outro manancial, devido sua mobilidade e facilidade com que muda de estado físico, nas condições naturais de calor. Este movimento perene da água é conhecido como ciclo do hidrogênio.
O ciclo hidrológico, é o caminhamento da água do oceano passando por diversas fases e retornando novamente ao oceano.
No ciclo hidrológico distinguimos as seguintes fases:
1. Evaporação: na superfície das águas no solo pela transpiração dos
vegetais
2. Precipitação
3. Escoamento superficial
4. Infiltração




Você sabia que...

  • Há 2.000 anos, a população mundial correspondia a 3% da população atual, enquanto a disponibilidade de água permanece a mesma?
  • A partir de 1950 o consumo de água, em todo o mundo, triplicou?
  • O consumo médio de água, por habitante, foi ampliado em cerca de 50%?
  • Para cada 1.000 litros de água utilizada pelo homem resultam 10.000 litros de água poluída (ONU, 1993)?
  • No Brasil, mais de 90% dos esgotos domésticos e cerca de 70% dos efluentes industriais não tratados são lançados nos corpos d'água?
  • O ser humano pode passar até 28 dias sem comer. Mas apenas 3 dias sem água?

Você sabia que.... Nesse pinga-pinga...


  • Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês. Ou seja, mais de um metro cúbico por mês - O que significa uma conta mais alta?
  • Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.140 litros num mês?
  • E um filete de 4 milímetros, 13.260 litros por mês de desperdício?
  • Um buraco de 2 milímetros no encanamento pode causar um desperdício de 3.200 litros por dia, isto é, mais de treis caixas d'água?


Aos políticos podemos dizer:
  • Institua o maior número possível de conselhos comunitários, de saúde, de educação, de alimentação escolar, de segurança, da criança, do jovem, da terceira idade. E ouça o povo por meio dos conselhos. Permita a participação, governe com a comunidade.
  • De treinamento aos participantes dos conselhos para o exercício da cidadania.
  • Promova campanhas, valorize as iniciativas da comunidade, permita que todos sejam úteis.
  • Institua prêmios para bons projetos.
  • Tenha objetivos claros que reflitam as necessidades da comunidade, use a sua força política para apoiar projetos da comunidade.
  • Façam leis necessárias a todos e não apenas para um restrito grupo de interesses.
  • Faça uma administração transparente, preste contas, mostre que está interessado no crescimento da sociedade.
  • Faça um plano de governo em conjunto com a sociedade.


Para a comunidade podemos dizer:
  • Participe de tudo: do conselho de escola, da associação de pais e mestres, dos conselhos comunitários, do seu sindicato das associações beneficentes, da sua igreja, participe até do seu condomínio.
  • Organize festas, comemore todos os fatos, invente uma coisa para todos participarem, use a criatividade.
  • Seja voluntário numa associação. Isso pode representar um futuro emprego ou, no mínimo, experiência profissional tão exigida no mundo do trabalho. Isso pode significar que você vai poder mostrar o que sabe fazer. Pode ser que alguém o descubra.


Para as ONGs podemos dizer:
  • Reúna a sua equipe, o seu time, faça o seu projeto.
  • Valorize uma equipe multidisciplinar, encontre pessoas com habilidade para mobilização.
  • Monte um setor de voluntários e ajude a profissionalizar os nossos jovens.
  • Profissionalize a sua Instituição, tenha bons gerentes de projetos, faça captação de recursos, remunere os participantes.
  • Busque parcerias. Um bom projeto é aquele que envolve o poder público, a iniciativa privada e a sociedade.
  • Faça projetos de sucesso, que tenham público e lembre-se que o se primeiro parceiro é o público do seu projeto.


A todos podemos dizer:
  • Tenham projetos, façam projetos, divulguem seus projetos, vendam seus projetos, participe com o que você sabe fazer. Isso pode significar lucro, emprego e bons parceiros na construção da sociedade.
  • Esperamos ter criado em todos a esperança de que é possível mobilizar a comunidade para projetos que elas escolham e dos quais ela participa.
  • Cuidem da educação das nossas escolas. Fiscalizem a aplicação dos recursos da educação, façam uma escola de qualidade, valorizem os professores. Na educação estão todas as nossas esperanças de formar um cidadão e a sociedade que merecemos.
  • Encontremos juntos alternativas para os nossos jovens, para a eliminação da violência, para o desemprego, para o meio ambiente, enfim, para a vida numa sociedade democrática e participativa.

Nós precisamos dela!!
  • A água potável é necessária à vida, à saúde e à sobrevivência.
  • A água nutre as plantas, serve de habitat aos peixes e aos organismos aquáticos e torna possível a agricultura.
  • É indispensável para as indústrias. Os rios e lagos permitem o transporte e as atividades de lazer.
  • A humanidade tem se iludido, pensando que a escassez de água é resultado de problemas temporários de distribuição.
  • A ilusão da abundância tem mascarado a realidade de que a água de boa qualidade está cada dia mais escassa.




A redescoberta do Aqüífero Guarani:
O megarreservatório hídrico subterrâneo da América do Sul não é o "mar de água doce" que se pensava existir. Novos estudos sobre sua diversidade geológica revelam que, em espaços de algumas centenas de quilômetros, sua potencialidade pode variar drasticamente. Enquanto algumas áreas são excelentes, em outras a água é inacessível, escassa ou não-potável.


FAÇA A SUA PARTE!!!!!!

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