O Eurostar, trem que liga a Inglaterra ao continente europeu, já está operando sob condições de carbono neutro desde 14 de novembro de 2007. As emissões de CO2 geradas pelo trem no trecho Londres-Paris ou Londres-Bruxelas são pelo menos dez vezes menores do que as geradas em uma mesma viagem realizada por avião. Carbono neutro significa reduzir as emissões causadas por uma atividade (como uma viagem de trem) onde for possível, e neutralizar o restante através de uma contribuição que venha a mitigar o impacto negativo causado pelo CO2 emitido. Nos próximos cinco anos, o Eurostar irá cortar as emissões de CO2 em 25% por passageiro e neutralizar o impacto investindo em cenários cuidadosamente selecionados.
A Eurostar irá atingir uma redução, por passageiro, de 25% nas emissões de CO2 até 2012 através da:
Instalação de medidores de energia nos trens para que os maquinistas possam conduzir o trem de forma econômica;
Instalação de novos controles para iluminação, aquecimento e ar condicionado para a redução do consumo de energia;
Melhor uso da capacidade do trem;
Desenvolvimento de vagões mais eficientes em energia.A segunda parte do projeto de redução dos impactos é ainda mais objetiva: uso de e-tickets com download pelo celular, separação e reciclagem de lixo, uso de talheres biodegradáveis para refeições a bordo e o uso de produtos orgânicos locais para preparação dos alimentos. A iluminação, o aquecimento e as oficinas de manutenção farão o uso eficiente de energia e a água utilizada na lavagem dos trens será coletada e reutilizada.
(ECO TECNOLOGIA, http://ecotecnologia.wordpress.com/page/3/, 23/10/08).
Nenhum comentário:
Postar um comentário