quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Carros movidos à Célula de Combustível de Hidrogênio

De acordo com vários noticiários, é bem provável que em um futuro próximo façamos uso da nova tecnologia para gerar a energia elétrica que consumimos em nossos carros e casas. A tecnologia é extremamente interessante para todos nós e em todos os estágios de nossa vida, pois oferece meios de obter energia com mais eficiência e menos poluição.
Sob o ponto de vista técnico, uma célula a combustível é um aparelho conversor de energia eletroquímica. A célula a combustível converte os elementos químicos hidrogênio e oxigênio em água, e gera eletricidade enquanto faz isso. A célula a combustível deveria ser chamada de pilha a combustível, mas o termo célula acabou prevalecendo.
Outro aparelho eletroquímico que conhecemos bem é a bateria. Uma bateria tem todos os elementos químicos dentro dela, e também os converte em eletricidade. Isso significa que a bateria eventualmente "morre", obrigando-nos a jogá-la fora ou a recarregá-la.

No caso da célula a combustível, os elementos químicos fluem constantemente para a célula. Ela nunca morre. Desde que existam elementos químicos fluindo, a eletricidade emanará da célula a combustível. Atualmente, a maioria das células a combustível utiliza o hidrogênio e o oxigênio.A redução da poluição é uma das metas prioritárias da célula a combustível. Na comparação de um carro de célula a combustível com um a gasolina e um a bateria, é fácil notar como os de células a combustível podem melhorar a eficiência dos automóveis.
A tecnologia célula a combustível tem sido reconhecida como uma forma limpa de produzir eletricidade com alta eficiência energética em diversas aplicações, desde a portátil até em geração distribuída. Não importando a sua aplicação, elas oferecem um número importante de benefícios para usuários individuais, companhias de energia e a sociedade em geral.
Enquanto os benefícios da geração distribuída ainda são discutidos, os benefícios ambientais das CaCs têm estimulado o seu uso em locais com alta concentração de poluentes e, assim, ajudar a minimizar os problemas ambientais e melhorar as condições sociais.
Pelo fato de produzirem energia sem combustão e sem partes móveis, as CaCs são, em média, até 25% mais eficientes que os motores a combustão interna, reduzindo a emissão de poluentes e também de dióxido de carbono na atmosfera.

Mesmo quando o hidrogênio é obtido a partir de fontes fósseis como o petróleo e o gás natural, a emissão de dióxido de carbono (CO2) cai de 25 a 50%, e a fumaça produzida quando comparada com equipamentos tradicionais como os geradores a diesel, diminui em 99%.
Na busca de um melhor aproveitamento dos benefícios proporcionados pelas CaCs, as fontes de energia renováveis são um ponto crucial para aproveitar integralmente os benefícios desta tecnologia, pois durante o crescimento destes, como a cana-de-açúcar, ocorre o seqüestro de carbono presente na atmosfera (CO2), além de liberarem o oxigênio.
Como as previsões das reservas de petróleo estão estimadas para mais 40 a 50 anos, uma forma de se aumentar este tempo é utilizando equipamentos eficientes – como as CaCs - que produzam a mesma quantidade de energia, mas utilizando menos petróleo.

O Departamento de Energia dos EUA estima que se somente 10% dos automóveis do seu país utilizassem células a combustível, a emissão regular de poluentes diminuiria em 1 milhão de toneladas por ano, além de diminuir em 60 milhões de toneladas o dióxido de carbono emitido para a atmosfera, e também diminuir a importação de 800.000 barris de petróleo por ano (13% do total de importação de petróleo dos EUA).
Recentemente, o presidente da Ford Motors, William Ford, declarou: “Eu acredito que as células a combustível terminarão com o reinado de 100 anos dos motores a combustão”.

E realmente deverá acontecer, pois, depois de cem anos, a eficiência de um motor a combustão é de apenas 20%, em média, enquanto que os veículos movidos por CaCs atingem eficiência de 40 a 45%. Esta faixa de eficiência é para as primeiras gerações desta tecnologia, que ainda está em avanço. Desta forma, os veículos CaCs irão utilizar até metade do combustível para cobrir a mesma distância. Isto significa economia e menos emissão de poluentes.
Além disso, por praticamente não apresentarem partes móveis, os veículos CaCs terão menos vibrações e ruídos, refletindo em menos manutenção. No futuro, ao estacionar o carro na garagem, o veículo CaCs poderá ser “plugado” na rede elétrica de casa para gerar eletricidade e calor para aquecer o ambiente, ou ainda, ser vendido para a rede elétrica.Um automóvel que tenha alta performance e não libere praticamente poluentes na atmosfera, tal como um que utilize a tecnologia CaCs, é uma importante solução para resolver o problema da qualidade do ar urbano.


(HOW STUFF WORKS BRASIL, http://carros.hsw.uol.com.br/celula-combustivel1.htm, 24/10/08).

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