quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Hidrogênio a Partir de Algas: Produção, armazenamento e distribuição no mesmo local



A célula de combustível a hidrogênio talvez ainda não se torne viável para veículos durante os próximos anos. Porém, um grupo de profissionais bastante criativos da Philadelphia, conhecido como 20/2 Collaborative, projetou um conceito único que possibilita a produção biológica de hidrogênio on-site e sua distribuição para o abastecimento de veículos. O projeto mistura lagoas de algas com balões flutuantes para a integração da produção do combustível e sua distribuição, e permite que o combustível renovável seja criado e distribuído no mesmo lugar.
A idéia congrega o trabalho de diversos grupos de pesquisa, incluindo cientistas da
Universidade da Califórnia, em Berkeley, que estão investigando atualmente a produção de hidrogênio por algas. Embora o hidrogênio esteja rapidamente se tornando o combustível do futuro, seu armazenamento e distribuição têm sido um desafio. Os containeres necessários para seu armazenamento são muito grandes e, nos EUA, somente existem estações de abastecimento em Los Angeles, Nova York e em Washington D.C.. O conceito desenvolvido pelo 20/2 Collaborative contempla os requerimentos para o armazenamento do hidrogênio e integra o suprimento de combustível no ambiente construído visível. O resultado é uma infra-estrutura limpa, em escala humana e que conecta o usuário à fonte.
O conceito foi originalmente desenvolvido para uma aplicação em Reykjavik, Islândia, como parte do Vatnsmýri Urban Planning Competition. O grupo 20/2 Collaborative desenvolveu um protótipo da lagoa de algas e do balão capaz de produzir e armazenar hidrogênio suficiente para o abastecimento de até 12 veículos. Os pesquisadores estimam que uma lagoa com 10 metros de diâmetro seja capaz de produzir hidrogênio para 12 carros por semana.

(ECO TECNOLOGIA, http://ecotecnologia.wordpress.com/page/2/, 23/10/08).

Nenhum comentário:

Postar um comentário