Um ônibus movido a etanol é um ônibus que utiliza o álcool etílico, ou etanol, como combustível. Faz parte do Projeto BEST - BioEthanol for Sustainable Transport ou Bioetanol para o Transporte Sustentável, programa internacional coordenado pelo Brasil.
Outras oito cidades da Europa e Ásia participam do programa: Estocolmo (Suécia), Madri e País Basco (Espanha), Roterdam (Holanda), La Spezia (Itália), Somerset (Inglaterra), Nanyang (China) e Dublin (Irlanda). Anteriormente foram feitas tentativas de implantar o etanol como principal combustível dos ônibus no Brasil, mas o quadro econômico da época não permitiu, já que petróleo era mais barato do que o álcool.
Sua principal vantagem em relação aos ônibus tradicionais que utilizam diesel, é a redução de 90% das emissões de material particulado e 62% de óxidos de nitrogênio, não emite enxofre e diminui em 80% os gases que provocam o aquecimento global. Possuí 270 HP de potência. A capacidade é de 63 passageiros, sendo 31 sentados. O primeiro protótipo, construído sob chassi suíço da Scania, e carroceria brasileira da Marcopolo tem ainda: ar-condicionado, injeção eletrônica e piso rebaixado para o acesso de deficientes. Para rodar, o veículo utiliza 95% de álcool hidratado e 5% de aditivo (importado da Suíça). O valor do ônibus foi estimado em R$ 450 mil, valor considerado, pela USP, semelhante ao de um ônibus tradicional. Ele atende as normas EURO 5 e EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles ou Veículos Excepcionalmente Compatíveis com o Meio Ambiente), que limitam a quantidade de poluição emitidas por veículos novos, obrigatórias na Europa só a partir de 2010.Ao contrário do que foi noticiado pela grande mídia brasileira, o ônibus movido a etanol do Projeto BEST não foi o primeiro ônibus movido a este combustível a fazer testes no Brasil. Em 1997, a Scania suíça exportou para o Brasil dois ônibus a etanol que já rodavam lá na época. Um ônibus fez testes na empresa Auto Viação Urubupungá, na linha Osasco (Jardim Elvira) - São Paulo (Metrô Armênia), e o segundo fez testes em Curitiba.
Além disso, o primeiro ônibus movido a álcool do mundo (um Mercedes-Benz Monobloco 0-364 rodoviário) rodou pela mesma empresa em 1979. Esses ônibus ficaram pouco tempo no país, porque o motor do ônibus não era adaptado para o álcool brasileiro, sendo necessário o álcool e aditivo suíço, o que tornou inviável financeiramente sua operação.
(WIKIPÉDIA, http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%94nibus_movido_a_etanol, 25/10/08).
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