domingo, 8 de fevereiro de 2009

RANKING: AS CIDADES MAIS LIMPAS E MAIS POLUÍDAS DO MUNDO.

Segundo a revista Forbes, estas são as 25 cidades mais limpas do mundo:

1 Calgary, Canadá.
2 Honolulu, Hawaii -EUA.
3 Helsinki, Finlândia.
4 Ottawa, Canadá.
5 Minneapolis, EUA.
6 Oslo, Noruega.
7 Estocolmo, Suécia.

8 Zurich, Suíça.
9 Katsuyama, Japan
10 Bern, Suíça.

11 Montreal, Canadá.
12 Vancouver, Canadá.
13 Boston, EUA.
14 Lexington, Ky - EUA.
15 Pittsburgh, EUA.
16 Nürnberg, Alemanha.
17 Genebra, Suíça.
18 Auckland, Nova Zelândia.
19 Wellington, Nova Zelândia.

20 Dublin, Irlanda.
21 Amsterdã, Holanda.
22 Toronto, Canadá.
23 Lyon, França.
24 Copenhagen, Dinamarca.
25 Kobe, Japão.
25 (empatado) Omuta , Japão.




Recentemente a revista Forbes publicou uma lista das 25 cidades mais limpas do mundo. Em linhas gerais, o hemisfério norte é limpo, o sul é sujo. Abaixo da linha do Equador, somente duas cidades entraram na lista, as duas na Nova Zelândia.


As cidades mais limpas do mundo estão em 13 países. Na Ásia, somente o Japão entrou na lista. Cinco cidades são americanas, cinco canadenses - inclusive a primeira, Calgary, e onze estão na Europa.


Para ser considerada limpa, a cidade tem que resolver muitos problemas que, se não resolvidos levam a más condições sanitárias e problemas de saúde, assim como estagnação econômica. A produção de energia para a indústria, casas e transporte deve ser planejada e executada racionalmente, e isso significa alguma forma de regulamento e controle.Para ser limpa, a cidade precisa saber o que fazer com seu lixo. Os aterros sanitários devem ser fechados. Reciclar é a única resposta de longo prazo, mas só acontece com muita disciplina cívica e um sistema, de preferência um que gere lucro. O verde só funciona quando gera verde de volta.


Além disso, a cidade tem que observar de perto a infra-estrutura de transporte (estradas, ferrovias, espaço aéreo, metrôs) e seu impacto em ser limpa, suja ou permanecer suja. A estrutura logística também é crucial em termos de eficiência que pode se traduzir em economia de recursos e combustível, que por sua vez afetam a limpeza (qualidade do ar, água e solo).


Os números das cidades mais limpas foram tirados de estudos do Mercer Human Resources Consulting, que pesquisou 300 cidades, identificando a qualidade de vida em geral, assim como relatórios especiais das regiões. É interessante notar que o tamanho não é um fator nem em termos de número da população ou da área geográfica da cidade. A característica em comum das cidades listadas é um foco em tecnologia de ponta, educação e sediação de grandes empresas internacionais e locais, junto com um sistema extenso de transporte público.


[Fonte: http://www.verbeat.org/blogs/facaasuaparte/2007/05/as-cidades-mais-limpas-do-mund.html e http://www.forbes.com/2007/04/16/worlds-cleanest-cities-biz-logistics-cx_rm_0416cleanest.html].



Segundo a revista Forbes, as 25 cidades mais sujas do mundo são:

1 - Baku, Azerbaijão.
2 - Dhaka, Bangladesh.
3 - Antananarivo, Madagáscar.
4 - Port au Prince, Haiti.
5 – Cidade do México, México.
6 - Addis Ababa, Etiópia.
7 - Mumbai, Índia.
8 - Baghdad, Iraque.
9 - Almaty, Kazaquistão.
10 - Brazzaville, Congo.
11 - Ndjamena, Chad.
12 - Dar es Salaam, Tanzânia.
13 - Bangui, República Centro Africana.
14 - Moscou, Rússia.
15 - Ouagadougou, Burkina Faso.
16 - Bamako, Mali.
17 - Pointe Noire, Congo.
18 - Lome, Togo.
19 - Conakry, Guiné.
20 - Nouakchot, Mauritânia.
21 - Niamey, Niger.
22 - Luanda, Angola.
23 - Maputo, Moçambique.
24 - Nova Deli, Índia.
25 - Port Harcourt, Nigéria.



[Fonte: http://oeiras.blogspot.com/2008/03/as-25-cidades-mais-sujas-do-mundo.html e http://www.forbes.com/2008/02/26/pollution-baku-oil-biz-logistics-cx_tl_0226dirtycities.html].

Nenhum comentário:

Postar um comentário