terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Apreensões de marfim de elefantes batem recorde em 2011. Save Elephants: End International Ivory Trade.


O ano de 2011 teve um número recorde de grandes apreensões de marfim, fato que indica uma intensificação da caça aos elefantes na África, a fim de atender à demanda asiática de presas para uso em joias e ornamentos, de acordo com dados divulgado nesta quinta-feira (29) por uma entidade conservacionista.

A Traffic, parceira do WWF e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) que monitora o tráfico de animais selvagens, informou que houve pelo menos 13 apreensões de cargas superiores a 800 kg de marfim em 2011, o que é mais do que o dobro das seis grandes apreensões de 2010.

“Uma estimativa conservadora do peso do marfim apreendido nas 13 grandes operações de 2011 coloca a cifra em mais de 23 toneladas, o que provavelmente representa cerca de 2.500 elefantes, possivelmente mais”, disse a entidade em nota.
Tom Milliken, diretor do Sistema de Informações sobre o Comércio de Elefantes da Traffic, disse que esse foi o ano com mais apreensões grandes desde que ele iniciou esse trabalho, há mais de duas décadas. Ele afirma que a caça e o comércio ilegais são consequências do surto de investimentos chineses nos setores mineral e energético da África.

“Chegamos a um ponto na história da África em que há mais cidadãos asiáticos no continente do que nunca. Eles têm contatos com o mercado final, e agora estão na fonte, na África”, explicou Milliken. “Isso tudo se soma para um ataque sem precedentes aos elefantes e a outras formas de vida selvagem.”

Contrabando – Milliken disse que parte do marfim comercializado ilegalmente na Ásia pode ter saído de estoques pertencentes a governos africanos, armazenados em decorrência de apreensões anteriores. Mas também há dados que indicam um aumento na matança de elefantes, e que isso parece ser especialmente grave na República Democrática do Congo.
O especialista acrescentou que também há elefantes sendo caçados no Zimbábue, Zâmbia, norte de Moçambique, Tanzânia e Quênia.
Uma proibição global do comércio de marfim foi adotada em 1989, e foi crucial para conter o abate dos elefantes em países como o Quênia. Desde então, eventualmente são autorizados leilões do marfim estocado por governos africanos. Além da China, o outro grande mercado para o marfim é a Tailândia, segundo a Traffic.

Estima-se que haja 400 a 700 mil elefantes vivendo na África. Na África do Sul, há preocupações de que a população desses paquidermes tenha crescido tanto que eles estejam prejudicando o meio ambiente nas reservas naturais.
(Fonte: G1)

Enquanto isto casas de leilões renomadas como a Christie's continuam a comercializar o produto deste CRIME .....
Note-se que o que é recuperado é apenas a ponta do iceberg do total de elefantes mortes, para que suas presas sejam exportadas para a China e a Tailândia, os financiadores da caça ilegal.

ASSINE JÁ: http://www.thepetitionsite.com/takeaction/168/639/035/

Desde 1989 a caça aos elefantes foi proibida internacionalmente.
O governo do Quênia teve expressivo resultado na inibição da caça ilegal.
Já a África do Sul não parece nada empenhada em deter esta chacina, nem a dos rinocerontes que abriga em seu território (que detêm hoje 95% do que restou da população mundial destes animais, hoje estimados em apenas cerca de 1500).
http://www.care2.com/news/member/821831922/3001959
http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/12/30/78396-apreensoes-de-marfim-de-elefantes-batem-recorde-em-2011-diz-ong.html

Fonte: CADEIA PARA QUEM MALTRATA OS ANIMAIS
Organização não governamental (ONG).

Save Elephants: End International Ivory Trade
  • Target: European Union
  • Sponsored by: International Fund for Animal Welfare (IFAW)

  • Twenty years ago elephants were being wiped out by poachers. International outcry halted the trade in ivory and elephant herds started to recover. Now, elephants are in crisis once again. The ivory trade continues to flourish and seizures of illegal ivory are skyrocketing. Recently, stockpile sales to Japan and China sent a signal to poachers that it is open season on elephants. The lesson is crystal clear: Any legal ivory trade leads to illegal killing.

    Join the fight to help free elephants from the threat of ivory poaching. Please sign the petition to urge the European Union to protect the world's remaining elephants by opposing any further international trade in ivory.



    Save Elephants: End International Ivory Trade

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário