segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Até onde vai a crueldade humana?

Earthlings (Terráqueos, em português)


O filme faz estudo detalhado das lojas de animais, das fábricas de filhotes e dos abrigos para animais, assim como das fazendas industriais, do comércio de peles e de couro, das indústrias da diversão e esportes, e finalmente, do uso médico e científico.
Terráqueos usa câmeras escondidas para detalhar as práticas diárias de algumas das maiores indústrias do mundo, todas visando o lucro com os animais.

O documentário levou cinco anos para ser produzido e, o que começou como uma série de uma campanha de conscientização pública sobre castração de animais de estimação, se tornou um longa-metragem que buscou tratar de cada tema principal relacionado com os animais.

Shaun Monson começou as filmagens para as campanhas de conscientização na Califórnia, no Estados Unidos. Assim que as filmagens terminaram, Monson passou a se interessar por outras áreas correlatas, como alimentação e pesquisa científica. Nesse meio tempo, ele acumulou uma pequena biblioteca, colhida em várias organizações, e começou a escrever um roteiro.

Narrado pelo ator e ativista dos direitos animais Joaquin Phoenix, que também é vegano*** e membro da PETA, maior organização de defesa dos direitos animais do mundo. A trilha sonora foi composta exclusivamente para o documentário pelo músico Moby.


Vale a pena postar um documentário que exija dos humanos, o respeito pelos outros animais, quando nem mesmo respeitamos a própria humanidade?
Mas assim como esperamos a evolução na mentalidade humana no respeito aos seus semelhantes, esperamos que ela atinja um grau tal de evolução, que passe a respeitar também todas as espécies dotadas de sentidos desse planeta.
“Se todos os criadouros do mundo fossem de paredes de vidro, seríamos todos vegetarianos.”
Earthlings mostra a realidade cruel a que são submetidos os animais que nos alimentam, nos vestem e nos divertem. E compara nosso descaso com os animais com o nazismo, o sexismo e o racismo... "especismo" é o termo utilizado para isso.
Quando compramos carne, estamos pactuando com esse sistema perverso.

Não espere um documentário singelo, como “A carne é fraca”.
Baixe Aqui!

Veganismo***

O veganismo é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos Direitos Animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas.

Os veganos não consomem quaisquer produtos de origem animal (alimentares ou não), nem usam produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufactura.

Para o vegano, cada animal é dono de sua própria vida, tendo assim o direito de não ser tratado como propriedade (enfeite, entretenimento, comida, cobaia, mercadoria, etc). Dessa forma, propõem uma analogia entre especismo, racismo, sexismo e outras formas de preconceito e discriminação. Usam os termos “animais não-humanos” ou “seres sencientes”, em vez de “irracionais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário